quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

PARA UM BOM ANO, UM BOM PLANO

Em tempo de festas de final de ano é salutar nos alegrarmos. Confraternizamo-nos com familiares e amigos, trocamos presentes, agradecemos o ano que se foi e celebramos aquele que se inicia.
Em geral, muitas são as expectativas que todos nós depositamos neste novo ano. Acreditamos sempre que ele será próspero, rico em realizações e esperamos em Deus que as mais ricas e copiosas bênçãos sejam derramadas sobre nós. Mas, independentemente de nossa fé, do que depende o ano bom? No que depender de Deus, Ele fará 100% a sua parte. É a Sua vontade. Porém, no que depender de nós, Ele não moverá um só dedo. É isso mesmo. Temos a nossa parte a fazer. Por isso, nossa fé é imprescindível, mas temos também que aprender a planejar.
O ato de planejar sempre fez parte da história do homem, pois o desejo de transformar sonhos em realidade é inerente a qualquer pessoa. Todos indistintamente buscam crescimento e melhoria em todas as áreas de suas vidas. Daí a necessidade de entender e realizar de fato um planejamento.
Planejar é a arte de elaborar o plano de um processo de mudança. Depende, em primeiro lugar, de uma sincera reflexão que tem por objetivo responder as seguintes perguntas: O que eu realmente quero? Estou disposto a fazer o que for necessário? De quê precisarei para alcançar este propósito? Se tiver todas as respostas, ainda que superficialmente, parabéns! Você já está planejando.
Planejamento é um processo que consiste em estabelecer um conjunto de ações previamente definidas que, coordenadas, permitirão realização de um objetivo futuro. Estas ações devem ser identificadas e programadas, além de levar em consideração todos os recursos necessários para que conduzam a meta esperada. Dessa forma, será possível alcançar um ponto desejado no futuro, atravessando um caminho consistente que potencializará as chances de êxito. Posto isto, restará apenas colocar em prática a disciplina e seguir diligentemente o plano.
Neste novo ano, comemore com alegria e emoção, mas não deposite sua esperança no acaso. Reflita com profundidade suas metas. Mais do que desejar, planeje suas ações de modo que elas o conduzam aos seus objetivos. Há um caminho desconhecido que separa o presente e o futuro. A melhor forma de percorrê-lo é ter um bom plano. Tenha um bom ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário